
Além dos pontos turísticos a culinária baiana também merece destaque. Quem chega em solo baiano deve fazer uma parada para experimentar a comida típica da Bahia nos diversos restaurantes espalhados pela capital, litoral norte e recôncavo. Neste artigo você vai conferir as comidas regionais que mais fazem sucesso entre turistas e baianos.
Se você é daqueles que adora experimentar novos temperos e sabores, a Bahia é um prato cheio. Uma culinária diversificada com influência da cultura portuguesa, africana e indígena.
Os africanos trouxeram o gosto por temperos fortes como o azeite de dendê e pimenta, além disso existe uma forte associação de culinária e religião, pois alguns pratos são preparados como oferenda aos orixás. Dos índios vieram a utilização de peixes, plantas e frutas e dos portugueses a utilização de açúcar.
7 quitutes da comida típica da Bahia
-
Acarajé
Nossa primeira dica de quitutes baianos é o famoso e icônico acarajé, feito de massa de feijão fradinho temperado e frito em óleo de dendê. O acarajé é em geral associado à imagem do tabuleiro da baiana. O bolinho de feijão, após frito, é cortado e recheado com camarão seco, vatapá, caruru, saladas e se preferir, com bastante pimenta.
-
Abará
Esse quitute você também pode experimentar no tabuleiros das baianas espalhadas pela cidade. Preparado com a mesma massa do acarajé; a diferença é que o abará é cozido. Ficou com água na boca ? Não perca a oportunidade de provar essa delícia.
-
Bobó
Em restaurantes típicos da região, você pode experimentar o bobó que pode ser de camarão, peixe, frango e outros. Este prato é feito de macaxeira ou inhame, amassada e cozida com azeite de dendê, leite de coco e temperos
-
Moqueca
A moqueca é pedida certa para um almoço em família ou com os amigos. Diversas variedades como peixe, camarão, frutos do mar, aratu e outros tipos. Todas as moquecas baianas são preparadas de forma parecida: em panela de barro grande, são colocadas camadas de vegetais (cebola, pimentão, tomate, etc), o peixe (ou camarão, aratu, etc), temperos, tudo coberto com óleo de coco e azeite de dendê. Que tal experimentar esse sabor único da Bahia?
-
Sarapatel e Xinxim de galinha
De origem portuguesa, o Sarapatel é feito de cozido de miúdos de porco. Já o xinxim de galinha leva camarões cozidos e dendê. Vale a pena experimentar!
-
Vatapá e Caruru
O vatapá e caruru na Bahia é uma combinação perfeita! O vatapá é uma comida de origem africana feita basicamente, com farinha (ou pão), leite de coco, dendê, camarão, amendoim ou castanha, e temperos; tudo é triturado (ou, modernamente, passado em liquidificador). Já o caruru é feito de vegetais, principalmente quiabo (costuma levar também camarão seco), refogados em pimenta e azeite de dendê.
Doces
Os doces não podem ficar de fora, quando se fala em açúcar a Bahia também tem seus ícones. O arroz doce é feito com arroz cozido com leite e açúcar (ou leite condensado).
O Beiju de origem indígena, é feito a base de farinha de mandioca assada (também utilizada para a tapioca), o beiju é popular desde o norte de Minas até os sertões do Nordeste.
O pé-de- moleque feito de amendoim cozido com leite condensado é ótimo para depois do almoço.
Vale lembrar que as sextas-feiras é dia de comida baiana em vários restaurantes.
Gostou das nossas opções para você provar um pouco da culinária típica da Bahia?
Conheça a cidade de Salvador conosco! Temos várias opções de passeios para você e sua família. Confira mais informações sobre os passeio em salvador no nosso site.
Solicite seu orçamento de passeio e traslado.
Confira nossas avaliações no TripAdvisor
Fonte: Viagem de férias